Ataque Hacker “WannaCry” em 12/05/2017

Recentemente aconteceu um ataque hacker em massa, conhecido por WannaCry, com proporções a nível mundial,
em organizações de porte imenso como podemos perceber no trecho abaixo:


O primeiro a dar o sinal do ataque foi o sistema de saúde britânico. Mas o ataque atingiu desde o governo russo até um serviço de entregas de encomendas americano e universidades na China e na Indonésia. O sistema de trens na Alemanha, empresas de telecomunicações na Espanha e em Portugal. A montadora francesa Renault chegou a parar a produção em algumas unidades


Em alguns casos, houve até o sequestro das máquinas infectadas, o ramsonware, em que os hackers bloqueiam as maquinas (e a rede) do infectado, encriptando arquivos e praticamente inutilizando-os, caso não seja pago um resgate, geralmente com a moeda BITCOIN, de dificil rastreamento. Aconteceram casos inclusive aqui em Salvador.


A RHYNOS WEB tem feito diversos procedimentos no sentido de proteção aos nossos sites, tais como, atualizações diversas, instalação de plugins/ferramentas/componentes de firewall (barreira), antivírus e monitoramento dos seus sites. Estamos atentos, vigilantes e ativos para que nada de ruim aconteça.


Mas, independente da prevenção, recomendamos SEMPRE, sob qualquer aspecto, situação, hipótese, procedimentos de BACKUP de todos os dados que julguem necessários ao desenvolvimento das tarefas de sua empresa.
São procedimento que devem ser tomados por TODOS que lidam com computadores.
Procurem ajuda técnica especializada para tal.